terça-feira, 22 de junho de 2010

Deus é mal?




Alemanha, Inicio do século XX. Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim, desafiou os seus alunos com esta pergunta:

- Deus fez tudo que existe?

Um estudante respondeu corajosamente:

- Sim, fez!

- Deus fez tudo, mesmo?

- Sim, professor. - respondeu o jovem.

- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito. Outro estudante levantou sua mão e disse:

- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?

- Sem dúvida - respondeu o professor.

- Professor, o frio existe?

- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objecto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

E continuou o estudante:

- E a escuridão, existe?

O professor respondeu:

- Mas é claro que sim.

- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:

- Diga, professor, o mal existe?

- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.

- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

O professor sentou-se.
O nome daquele jovem? Albert Einstein.





Nosso Blog esta concorrendo ao
"Top Blog", seu voto é muito importante para nosso Blog!
Não demora, vota rapidinho, te amamos Mr.Fan!


Artigos Relacionados

7 comentários:

Diana disse...

CLAP CLAP CLAP
parabéns pelo blog
e parabéns pelo texto..
ja sou sua seguidora
bjuu

22 de junho de 2010 13:30
Tatiana disse...

sério que foi o Einstien?
a resposta foi inteligentemente elaborada, o prof. ñ tinha mesmo o q fazer exceto calar-se.
Muito bom o texto!

__

http://www.coracaoonline.blogspot.com/

22 de junho de 2010 19:01
Paty disse...

nossa, muito bom, nunca tinha lido este diálogo. é verdade, o mal é ausência de Deus!! Einstein é mesmo um gênio, eu adoro tudo o que fala.

22 de junho de 2010 19:03
Macaco Pipi disse...

que maravilhaa
tá sendo mestre!

22 de junho de 2010 19:04
Arash Gitzcam disse...

acho q o mal existe sim, assim como o frio e a escuridão, o que acontece é que o bem, o calor e a luz tentam tomar o seu lugar e se ditarem como os únicos que existem.

22 de junho de 2010 19:31
Antonoly disse...

Não é a toa que Albert Einstein é meu ídolo.
ótimo post, já lí a biografia do Einstein, mas desconhecia essa passagem da vida dele.

www.istoeretro.wordpress.com

22 de junho de 2010 20:08
Érica disse...

Eu já tinha lido esse texto em diferentes ocasiões, realmente é um texto que nos faz refletir sobre muitas coisas. Eu acredito que o mal existe porque o bem tem sido apagado da vida das pessoas.
http://alma-feminina.blogspot.com/

22 de junho de 2010 20:49