sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ninjas, como surgiram? o que faziam?


A Origem da Espionagem


Embora os ninjas fossem quase sempre japoneses, as origens da filosofia ninja estão na China, onde Sun Tzu escreveu "A Arte da Guerra" (site em inglês) no século IV ou V a.C. "A Arte da Guerra" é um manual para comandantes militares ainda considerado leitura essencial para os militares e executivos modernos. Uma parte do texto em especial provocou alterações na filosofia dos guerreiros japoneses que acabaram aderindo à ideologia do ninja. O capítulo 13 (translated text - em inglês) descreve as vantagens de se propagar informações erradas entre os inimigos, e semear confusão em suas fileiras por meio de truques e sabotagem. Além disso, ele recomenda que os generais saibam o máximo possível sobre o inimigo, usando espiões e outros métodos práticos.


O Primeiro Ninja

A lenda japonesa do príncipe Yamato é considerada a primeira história ninja, ainda que Yamato não tenha adotado as roupas pretas nem as táticas escusas geralmente associadas aos ninjas. Porém, ele usou truques, vestindo-se de mulher para atrair dois líderes bárbaros. Quando os bárbaros foram atraídos pela falsa sensação de segurança, Yamato desembainhou a espada que trazia escondida e matou os dois. O uso do disfarce é marca registrada das táticas dos ninjas, por isso Yamato é, às vezes, chamado de "o primeiro ninja".

Onde surgio o Ninja?

As regiões de Iga e Koga no Japão eram consideradas por muitos o lugar de origem do ninja como força relevante nas guerras japonesas. Os componentes dos clãs que dominavam a região se vendiam como mercenários, combatendo em nome de qualquer daimyo, ou senhor, que lhes pagasse mais. Os ninjas daquela região costumavam trabalhar para daimyos que, algunas anos antes, foram suas vitímas. Essa reputação de mercenário infiel se tornou marca registrada do ninja, sendo oposta ao código bushido do samurai, de extrema lealdade. Com suas ações furtivas podiam obter informações secretas, sabotar os suprimentos do inimigo ou roubar comida e armas. Essas aptidões passavam de pai para filho.

Mitos sobre Ninjas

Os ninjas pouco fizeram para desencorajar os mitos que os cercavam. Aparentemente, esses super ninjas míticos:
  • tinham mais de 2m de altura
  • podiam voar
  • tornavam-se invisíveis
  • atravessavam paredes
  • mudavam de forma, como camaleões
  • tinham três cabeças
  • eram fantasmas
Sabe-se que no mínimo um ninja simulou a própria morte para que, quando retornasse, fosse temido como fantasma. Grande parte da história dos ninjas é obscura em conseqüência dessas lendas.

Estes são alguns equipamentos dos Ninjas de ontem e de hoje:
















Demonstração de uma luta Ninja feita em sua cidade natal Iga Ueno






Nosso Blog esta concorrendo ao
"Top Blog", seu voto é muito importante para nosso Blog!
Não demora, vota rapidinho, te amamos Mr.Fan!


Artigos Relacionados

0 comentários: